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Dica de Cozinha

Toque gourmet: pequenos mimos que agregam visibilidade, preferência e valor ao cardápio

Publicado em 31.01.2022

Descole o seu menu do trivial para rentabilizar ainda mais cada pedido.

Foi a época em que a gourmetização era restrita à gastronomia do alto luxo. Da cerveja ao hambúrguer, da tapioca ao brigadeiro, do espetinho a um sal especial. O que se vê hoje é um desejo do consumidor por novas experiências, em todas as classes, o que é bastante incentivado pela mídia, pelos reality shows e redes sociais. Seja para criar algo único ou incrementar até os pratos mais simples, o toque gourmet pode ajudar você a aumentar as margens com “extras” e complementos dos pedidos.

OPÇÕES CHAMATIVAS PARA ATRAIR A ATENÇÃO DOS CLIENTES

Sempre que a produção da cozinha permitir, ofereça um “Toque gourmet do dia” para demonstrar mais dinamismo e variedade aos clientes novos e frequentes. Aqui mesmo, no Portal Meu Negócio da Ajinomoto Food Service, você tem o canal Fale com o Chef, para trocar receitas e dicas. Ideias para a sua cozinha não vão faltar. Veja algumas combinações inusitadas e ponha a imaginação para funcionar.

• Nhoque ao molho cremoso sabor churrasco.
• Torta de palmito com sabor de frutos do mar.
• Lombo assado ao molho demi-glace escuro e molho adocicado teriyaki com abacaxi à parte.

TOPS, MOLHINHOS E ACOMPANHAMENTOS DIFERENCIADOS: ATÉ O TRIVIAL GANHA APELO GOURMET

Complemente preparações básicas com finalizações diferenciadas e curiosas. Confira aqui alguns exemplos. Se a adição de sabor é boa, não precisa complicar.

• Arroz, feijão, contrafilé e batatinha frita com creme de alho à parte.
• Arroz, filé de frango e brócolis com molho especial de redução de mel e gergelim.
• Pasta ao trio de molhos, bechamel, tomate e espinafre
• Filé de peixe com batatas e arroz vermelho.

DIVULGAÇÃO É TUDO

Além de inovar nas receitas, programe uma campanha que divulgue as novidades em um ou mais canais com boa visualização junto ao seu público: redes sociais, e-mail, destaques no ponto de venda e o que mais puder desenvolver. Você pode implantar o toque gourmet com mais dinamismo, utilizando o Cardápio Digital do Portal Meu Negócio Ajinomoto. É uma ferramenta gratuita, simples, que traz funcionalidades para facilitar a troca de fotos e dos conteúdos.

FIQUE DE OLHO NA OTIMIZAÇÃO DOS CUSTOS

No fundo, o toque gourmet é um valor agregado que justifica um preço final mais alto, mas não significa um custo mais alto para você. Na linha de produtos Ajinomoto você vai encontrar diversas possibilidades para inovar e ampliar os ganhos com um melhor custo-benefício. Produza finalizações que possam ser porcionadas em pouca quantidade e permitam conservação por mais tempo. Considere o valor de embalagens adicionais. Na seção de receitas, você encontra alguns exemplos de custos calculados para se basear. Com tudo bem planejado e saboroso, o toque gourmet pode ser uma fonte a mais de receita para os seus negócios.