Operação Covid-19
Reaproveitamento de alimentos
Publicado em 15.07.2020

Enfrentando a Crise juntos
Operação Covid-19
Segundo dados recentes do World Resource Institute (WRI), no Brasil são desperdiçadas cerca de 41 mil toneladas de alimentos por ano. Isso significa que o país é um dos que mais jogam comida no lixo. A fim de evitar que esses números assustadores cresçam ainda mais, há uma série de iniciativas, como o aproveitamento integral dos alimentos, que ajudam a reduzir o desperdício, garantindo, com isso, ainda mais variedade à mesa.
Na cultura brasileira, é comum que algumas folhas, cascas, talos, sementes e outros insumos sejam descartados, mesmo que próprios para consumo. No ChefVivi, restaurante de Viviane Gonçalves, localizado em São Paulo, tudo é aproveitado. “Em minhas receitas, uso os ingredientes de ponta a ponta”, diz. “Utilizo o talo do alho-poró, cortado finamente fica uma delícia. Cozinho até mesmo com as sementes do tomate, para fazer pantomaca (uma receita espanhola de pão com pasta de tomate). A abóbora podemos consumir tudo, da casca à semente”.
Segundo a cozinheira, não é bicho de sete cabeças aproveitar integralmente os alimentos, bastando vontade e compromisso com o meio ambiente. “Hoje, com a internet, podemos encontrar uma infinidade de receitas. Tem muita gente fazendo coisas boas por aí. Temos de voltar a cozinhar como os nossos avós”, afirma.
Outro ponto importante a se destacar é que junto com o uso completo dos ingredientes sempre há economia. Afinal, tudo aquilo que é desperdiçado também tem valor. “Por isso, antes de qualquer coisa, precisamos comprar com consciência. Pense o quanto é trabalhoso para o produtor cultivar um alimento”, diz a chef. Se há interesse em colocar a iniciativa em prática, vale conferir algumas dicas para te ajudar nessa empreitada.
Incremente suas receitas
Boa ideia de aproveitamento é incluir itens que seriam desperdiçados em receitas do dia a dia. “Corte finamente os talos da couve e finalize uma omelete. Ou ainda os misture ao arroz branco. Fica ótimo”, sugere Vivi.
Por inteiro
Atenção na hora de filetar carnes e peixes. Se executado de qualquer jeito, muitas aparas próprias para consumo acabam indo parar no lixo.
Muitos usos
Reaproveite a água do cozimento de batatas, beterraba e cenoura – rica em vitaminas – em purês e arrozes. As cascas desses alimentos também rendem um delicioso caldo de legumes.
Com doçura
Cascas de diferentes frutas (mamão, goiaba e abacaxi) podem ir ao liquidificador, transformando-se em sucos. O bagaço que sobrar na peneira no preparo do suco também pode ser aproveitado para preparar doces, como bolos e brigadeiros.
Boas práticas
Além da técnica, é importante conscientizar a equipe para usar racionalmente os alimentos. Por isso, faça treinamentos periódicos e, por que não, estabelecer metas, oferecendo bonificações para motivar os colaboradores.
Para mais dicas e sugestões, clique aqui e confira a nossa cartilha.