
O Brasil está em terceiro lugar no ranking das nações que possuíram mais usuários conectados no primeiro mês de 2021, com cerca de 99 milhões de brasileiros usando o Instagram diariamente, sendo que em 2020 a rede social divulgou ter atingido a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês.
É muita gente, né? E, com certeza, muitos destes usuários são seus clientes em potencial. Mas usar o Instagram para vender seus produtos e serviços não é simplesmente ter uma conta/perfil, este é apenas o primeiro passo.
Vamos lembrar que as redes sociais usam da tecnologia da comunicação para ampliar a interação entre pessoas; e o desafio aqui é como ampliar o relacionamento das pessoas com sua marca.
Agora, sinta-se um sujeito de sorte, pois se tem algo que também potencializa a interação entre as pessoas é a comida.
A mesa é sempre um convite para o encontro; e você precisa usar esta fonte inesgotável de entretenimento no seu negócio. Aja de forma orgânica, mas aproveite todas as oportunidades de contato e convide clientes a fazerem parte da sua história.
Sua timeline (linha do tempo) é este importante instrumento para esta narrativa: crie posts relevantes que envolvam sua comunidade. Falando em posts, existem algumas formas de classificar os tipos de posts, como a partir da sua estratégia (topo, meio ou base do funil) e do formato (foto, vídeo, carrossel, stories, reels). E, para aprofundar na variedade conteúdo em si, nós vamos trazer alguns exemplos abaixo:

As pessoas adoram ver um "antes & depois" de tudo, e esta é uma oportunidade para você contar sobre sua trajetória profissional, o caminho de formação do seu negócio e também sobre os processos de criação de coisas novas como um cardápio ou um prato que você vai lançar. Pelo menos 1 vez por mês traga os bastidores, relembre os caminhos e envolva sua comunidade no passo a passo da sua história.

Aquilo que o diferencia dos concorrentes. Para que as pessoas se identifiquem com seu perfil, elas precisam saber quais ideais guiam você e, por mais que tenham modelos ou objetivos semelhantes, cada empresa tem sua cultura e seus valores.
Estas verdades sobre seu negócio podem e devem ser coisas simples, como para um boteco "reciclamos o óleo da fritura", ou para uma rotisseria "nossas massas são feitas à mão", ou para uma padaria "acreditamos que o tempo de fermentação dos pães é fundamental". Levante pelo menos 5 diretrizes que possam representar seu negócio e apresente pelo menos uma vez por semana para sua comunidade.

Repetição gera compreensão e aproximação do público. Os rituais são formas singelas de você envolver as pessoas na sua rotina. Tendo em mente constantemente seu negócio, aumentam suas chances de vender seus produtos e serviços no momento que elas precisam.
Nossa vida é feita de pequenos rituais e são exatamente estes que podemos compartilhar. Pode ser, para uma cafeteria, uma foto diária do café, desejando bom dia; ou para um bar, tirar um chopp todo dia às 18h para lembrar que estão abertos; se você é boleira, que tal uma imagem de uma fornada às 16h? Ou se você é uma rotisseria, faça um vídeo da montagem da sua fornada de frangos aos domingos. Aproveite que a comida faz parte da necessidade diária de consumo e gere desejo nas pessoas.

São muitos os obstáculos para manter um negócio aberto e saudável e por isso compartilhe com sua comunidade quais são suas datas comemorativas, além daquelas comerciais.
Refresque sua memória e faça um calendário com pelo menos 8 dias no ano que devem ser celebrados com seus clientes. O dia de abertura do seu negócio, talvez uma reforma ou mudança, a entrada de alguém importante na equipe, um prêmio, um festival, dias que mudaram de alguma forma o rumo da sua empresa.

Vivemos num mundo superpolarizado e as pessoas adoram trazer à luz suas mais diversas opiniões. Vamos tomar partido deste comportamento em nosso favor? O incrível é que a cozinha favorece as polêmicas, porque sempre existem algumas maneiras de se fazer uma receita e que trazem resultados bem similares; e, para apimentar o caldo, cada pessoa vive uma experiência alimentar a partir de suas referências e memórias, então as combinações são infinitas, vejam algumas:
• café com ou sem açúcar.
• coxinha com ou sem catupiry.
• pudim de leite com ou sem furinhos.
• pão na chapa com requeijão na entrada ou na saída.
Posts polêmicos exigem monitoramento e interação, então eleja pelo menos 1 vez por mês e prepare-se para ficar de plantão nos seus canais. Tome cuidado com temas polêmicos sem relação direta com seu negócio (política, religião, gênero, ...), pois um post mal colocado nestes aspectos pode arruinar com uma reputação de anos – e haters estão sempre de plantão, isso pega fogo nas redes sociais.

Dar espaço nos seus canais para trazer o que seus clientes, influenciadores ou jornalistas falam sobre seu negócio é fundamental para gerar endosso. A visão do outro, com ou sem críticas, traz a possibilidade de as pessoas criarem mais identificação com sua marca. Se possível, guarde um post por semana para dar voz em seus canais para uma matéria, um repost de um cliente e também repost de alguém da sua equipe.

Uma das ações que mais impulsionam a performance dos posts no Instagram é o "salvamento". Agora, por que as pessoas salvam conteúdos? Principalmente por serem de alguma forma úteis, então é importante que pelo menos 1 vez por semana você traga "dicas = como fazer" de assuntos relacionados ao seu negócio. E, novamente, sinta-se um sortudo de atuar no setor de alimentos e bebidas, pois se tem uma dica que gera engajamento são as receitas, use e abuse!
Compartilhe receitas da sua família, da sua equipe e até as receitas do seu cardápio, conte os segredos e dê destaque às variações. Receitas se tornaram domínio público e são uma das mais frequentes pesquisas no Google e um dos principais temas de entretenimento na TV e Youtube.

O Brasil é o país do meme! Qualquer acontecimento vira piada e você pode aproveitar os infinitos memes criados e trazer para o contexto do seu negócio. Vale fazer uma pesquisa e 1 vez por mês publicar algo divertido e leve com potencial de ser compartilhado pela sua comunidade e que certamente trará novos seguidores.

Sabemos bem que a vida empreendedora é complexa e recomendamos mesmo que os conteúdos de seus canais digitais sejam planejados e programados para você focar nas urgências do cotidiano que sua empresa exige.
Mas, tem certos acontecimentos que valem o post imediato ou em até 24h. Aqui vale seu bom senso, pois seu negócio não é um portal de notícias e sua comunidade não tem expectativa de receber novidades, mas se for um acontecimento que chegou para você antes da massa e tem a ver com o posicionamento da sua marca e seu sistema de crenças, aproveite esta oportunidade para gerar engajamento.
Pode ser um assunto econômico como o aumento do preço do arroz, ou um assunto social como a preferência alimentar de um participante do reality show, não importa, a pauta é quente quando tem muita gente falando naquele assunto.

Por último e não menos importante, você deve postar sobre seus produtos e serviços, mas preste atenção na proporção de conteúdo que sugerimos aqui. A estratégia é manter sua comunidade engajada com sua marca por outros 9 motivos para que, quando você postar para vender, esta comunidade reaja positivamente.
A principal diretriz é ter boas fotos e vídeos para mostrar seus produtos e serviços, por isso invista tempo em fazer um dia de produção ou contrate um profissional qualificado para você ter sempre um banco de imagens que represente a excelência do seu negócio. Conte para as pessoas detalhes de seu cardápio, as novidades e os segredos que o diferenciam.
A gente come mesmo com os olhos e seu perfil no Instagram pode e deve ser o primeiro passo de uma refeição de sua comunidade. Instigue seu apetite! Confira aqui nossa sessão de materiais de comunicação do PMN com artes e imagens que preparamos para apoiar você na criação dos conteúdos.