Seu Negócio

Informações e dicas de especialistas e donos de estabelecimentos que contribuem para conquistar o sucesso do seu negócio.

Jogo Rápido

Sushi

Revista Negócios e Sabores-ED.8

Publicado em 01.02.2018

Sushi

Peixe cru e arroz temperado são a base de uma das especialidades da culinária japonesa mais apreciadas no país. Aprenda o que é preciso para fazer um sushi decente, sem se especializar nesse prato.

1 - Arroz

Use arroz japonês de grão curto e cozinhe-o de preferência em uma panela elétrica. O arroz de sushi não pode ser mole, e deve ser resfriado antes do uso. Nunca use arroz morno. Para retirar o arroz da panela elétrica e colocá-lo em uma tigela para resfriamento, use utensílios de madeira ou plástico.

2 - Tempero

O arroz de sushi leva sal, açúcar e vinagre de arroz. As medidas e proporções variam de acordo com o gosto da clientela e do chef. Então, faça testes até achar o ponto. Para começar, prove a proporção: seis partes de vinagre, duas de açúcar e uma de sal. Existem temperos prontos no mercado que podem facilitar essa busca.

3 - Frescor

O frescor dos ingredientes é muito importante no sushi, já que estamos falando de um prato minimalista. Exija o melhor de seu fornecedor de peixe, e estenda a regra para os legumes e a alga. Os peixes devem estar firmes e brilhantes, nunca viscosos. Atum é vermelho, salmão é rosa, e qualquer outra cor nesses peixes é sinal de alerta.

4- Fio e técnica

Use uma faca bem afiada. Deixe tudo à mão, inclusive uma tigela com água para umedecer os dedos na hora de manusear o arroz. As técnicas mais importantes são delicadeza e destreza: não esmague o arroz, não “trabalhe” ou manuseie o peixe demais. Deixe o arroz aerado e os ingredientes frios.