Jogo Rápido
Ponto ao ponto
Revista Negócios e Sabores-ED.6
Publicado em 13.09.2017
A Maldição
Descubra se seu ponto é “amaldiçoado”: pontos nos quais estabelecimentos frequentemente falharam em vingar ficam gravados na memória da clientela. E, claro, são evidência de problemas com o local, como aluguel extorsivo ou clientela ausente.
1. Visibilidade – O destaque visual de imóveis pode significar a diferença entre o sucesso e o esquecimento. Pontos de esquina em ruas movimentadas são perfeitos para quem quer aparecer.
2. Vizinhança – Procure sua clientela-alvo e estude o perfil da região. Um restaurante de almoço em uma zona exclusivamente residencial dificilmente encherá o salão. E um restaurante refinado pode minguar, se o ponto for em uma área depreciada.
3. Estacionamento – Para estabelecimentos que funcionam no jantar, ter vagas de carro seguras e iluminadas ou estacionamentos por perto é especialmente importante. Mesmo se você for contratar um valet.
4. Barulho – Aqui, o critério tem duas mãos: observe tanto o ruído que vem da rua quanto a tolerância da vizinhança para o barulho que seu estabelecimento produz. Bares com vizinhos irritados vivem com eterna dor de cabeça, e restaurantes em que o ruído da rua é muito alto perdem clientes.
5. Concorrentes – Analise as casas comerciais ao redor em busca de possíveis parcerias vantajosas e pontos de contenção. Estabelecimentos com proposta parecida com a sua e com tempo de casa podem ser fatais, enquanto outros negócios, como uma sorveteria perto de um restaurante, podem ajudar.
Casas: Graphiqastock / Freepik.