Jogo Rápido
Descarte com responsabilidade
Revista Negócios e Sabores-ED.6
Publicado em 20.09.2017
Observar regras de vigilância e conhecer as melhores práticas sobre descarte de resíduos podem ajudar seu negócio a se tornar sustentável e a manter as mãos limpas do ponto de vista legal. Para começar, a Anvisa exige o uso de coletores de lixo de fácil higienização, com tampa e sem contato manual, e o lixo deve ser frequentemente coletado e estocado em local fechado e isolado da área de preparação de alimentos. Retire o lixo ao menos uma vez por dia por uma saída exclusiva, afastada do convívio dos clientes ou da entrada de suprimentos.
RESÍDUOS ORGÂNICOS
Sua missão como dono de restaurante é evitar que o lixo orgânico chegue até um aterro sanitário. O primeiro jeito de fazer isso é reduzir as sobras do restaurante com o uso de fichas técnicas para chegar em porções de serviço perfeitas. Na cozinha, o aproveitamento máximo dos alimentos é o maior aliado da sustentabilidade. Finalmente, você pode procurar iniciativas de compostagem, que transformam o lixo de restaurantes em adubo para hortas.
Resíduos secos
Estabelecimentos de alimentação tendem a gerar pouco lixo seco, mas isso não significa que não haja espaço para redução: prefira fornecedores que usam embalagens recicláveis. Lave e separe o lixo seco do orgânico, e informe-se sobre os programas de coleta seletiva no seu ponto, sejam eles do governo municipal ou de iniciativas privadas.
óleo de cozinha
Você já está careca de saber que 50 mg de óleo são capazes de contaminar 25.000 litros de água, e que, portanto, esse resíduo não deve ser descartado na rede de esgoto. O jeito é armazenar o óleo em recipientes próprios e descobrir o posto de coleta mais próximo, seja ele de uma ONG, empresa ou iniciativa pública. Ele será tratado e usado para fazer sabão, combustível ou tintas.