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Marketing

6 maneiras de divulgar seu negócio

Revista Negócios e Sabores-ED.4

Publicado em 30.03.2017

As ferramentas de publicidade se democratizaram. Agora, é mais fácil do que nunca colocar seu empreendimento na cabeça dos clientes em potencial. Siga nosso guia para executar as estratégias mais adequadas ao seu estabelecimento.

Há dez anos, o trabalho de divulgar um estabelecimento era completamente diferente do que é hoje em dia. Claro, nós tínhamos celulares, mas não era iPhone. Mantínhamos redes sociais, mas o Facebook ainda estava ocupado expandindo o catálogo de usuários para universidades americanas. O Google Adwords, a plataforma de links patrocinados do gigante da internet, ainda precisava passar pelo salto de qualidade que só deu resultado em 2012. Colocar um restaurante na “boca do povo” até então era um trabalho paulatino de assessoria de imprensa, panfletos e raros (e caros) investimentos em anúncios em revistas, jornais e outdoors.

Agora, as opções de mídia se multiplicaram e estão ao alcance do empreendedor, o que acarreta por um lado mais poder para criar campanhas em redes sociais, buscadores e banners, mas por outro lado traz uma carga de responsabilidade que não pode ser evitada ou ignorada: a voz de seu negócio é sua, e é seu trabalho torná-la moderada, coerente e interessante. “Há pouca chance de sucesso nos dias de hoje para estabelecimentos que não estejam presentes, responsivos e interativos por meio de alguns – isso mesmo, ‘alguns’ – canais digitais”, diz Sergio Molinari, consultor de food service e fundador da empresa Food Consulting. “E nem todas as situações em que o estabelecimento aparece está sob seu controle. Por exemplo, se um consumidor resolve postar sobre sua experiência em um restaurante em rede social ou em um site especializado, isso não depende do tal estabelecimento”. Ou seja, o único “remédio” é manter-se presente e atento ao ambiente digital, que hoje ganhou lugar no centro da interação cliente-marca. Reputação é a nova medida que pode determinar de maneira absoluta se sua estratégia de divulgação vai triunfar ou falhar.

Para negócios que precisam passar informações para seus clientes, como o modo de trabalho, a cobrança, os valores e os conceitos da empresa, um site próprio tem a função de uma reunião com os clientes em potencial. Ele também pode servir de destino final para os outros meios de divulgação e, portanto, deve conter informações básicas como horário de funcionamento, localização e contato. Para sites complexos, o ideal é contratar uma agência de conteúdo. Para páginas mais simples, como é muitas vezes o caso de restaurantes, vale a pena conferir soluções para “faça você mesmo” como o Wix (pt.wix.com) e o Squarespace (squarespace.com, em inglês).

Colocar anúncios no topo da página de resultados do Google parece complexo, mas a plataforma foi construída para que qualquer pessoa possa operá-la. O Adwords funciona como um leilão em tempo real, que acontece toda vez que um usuário faz uma busca usando palavras-chave (como “restaurante japonês Recife”). Para aparecer nesse resultado de busca, você cria um anúncio e determina quanto está disposto a pagar por um lance nas palavras-chave, geralmente, elas não passam de 1 real por clique. O anunciante com o maior lance aparecerá no topo da página de resultados, e só vai pagar se o usuário que fez a busca de fato clicar no anúncio.

“Não há como negligenciar canais que intermedeiam mais de 100 milhões de brasileiros, como Facebook e WhatsApp”, diz o consultor Sergio Molinari. Segundo ele, estar presente e atuante no Facebook (criando uma página própria do estabelecimento) é o básico para sobreviver na era digital. Crie posts interessantes retratando seu trabalho, promoções, descontos e especiais. Você pode impulsionar os posts dentro do Facebook para alcançar mais gente, ou ainda criar uma campanha de vídeo ou imagens para rodar pela plataforma como anúncio.

Para restaurantes e lanchonetes que conquistam clientes “trocando tapas” com a concorrência na hora do almoço, cupons de desconto são extremamente eficientes para dar um empurrãozinho na decisão do consumidor. Você pode criar um cupom de fidelidade para garantir o retorno dos clientes, usando um formato como “a cada dez carimbos, a sobremesa é de graça”, ou usar uma plataforma de cupons de desconto digitais como Groupon e Peixe Urbano, para atrair rapidamente uma clientela em um dia específico. Combinar as duas opções é uma solução interessante para fazer crescer a clientela.

Oportunidades sazonais para seu empreendimento “acontecer” não devem ser ignoradas por nenhum tipo de negócio. Feiras e eventos do setor, como o Semana Mesa SP para produtores ou o Restaurant Week e semelhantes para restaurantes, são grandes oportunidades de aparecer para o público-alvo interessado. E o melhor é que na maioria dos casos as vendas e os negócios fechados na ocasião cobrem os custos do investimento. “Há uma combinação interessante de geração de fluxo e divulgação com potencial de lembrança de marca nesses eventos”, afirma Sergio Molinari.

Por que não distribuir panfletos de seu restaurante de comida saudável na academia da esquina, ou fazer um acordo com a padaria mais próxima para estampar um anúncio de seu buffet nos sacos de pão? Você provavelmente está cercado desse tipo de oportunidade que, muitas vezes, pode ser resolvida com permuta ou acordo do tipo “uma mão lava a outra”. Entregar panfletos em horário de almoço na rua ou em prédios e residências pode ser efetivo, se pareado com uma promoção. Mas, pratique com moderação: poluição é péssimo para o planeta e para sua imagem.

Gerir essa reputação em redes sociais e em sites especializados é um trabalho de base que não pode ser ignorado (veja o quadro sobre como ficar de olho em sua reputação na internet). Uma vez que você esteja presente e ativo nas redes digitais, é hora de explorar as opções para divulgar seu negócio. Neste guia, misturamos plataformas que marcam sua presença (como site próprio) com estratégias que permitam que você lance campanhas para atrair mais clientes. Indicamos em cada recomendação o tipo de estabelecimento que precisa ficar especialmente atento a cada canal de divulgação – para uma fábrica de alimentos, o site é mais importante do que o trabalho em redes sociais, enquanto que para uma lanchonete, as duas coisas são igualmente importantes, mas rodar anúncio na página de resultados do Google talvez tenha menos efeito do que folhetos impressos. Idealmente, porém, o seu estabelecimento deve aproveitar a possibilidade que o mundo moderno lhe dá e fincar pé em todas as estratégias de divulgação. Afinal, não estamos mais em 2006, e isso é bom.

“Há pouca chance de sucesso nos dias de hoje para estabelecimentos que não estejam presentes em diversos canais. As redes sociais têm um peso enorme, crescente e permanente no país: o brasileiro tem em média quatro contas de rede social, 78% têm todas as contas abertas no mobile simultaneamente, e comida é o segundo item mais fotografado e postado no mundo, atrás apenas de gente”.

Olho na reputação!

Siga nosso roteiro para fazer uma varredura na reputação de seu estabelecimento.

1.Faça uma busca simples - Abra uma janela anônima em seu navegador e realize uma busca no Google pelo nome de seu restaurante. Qualquer reclamação ou crítica negativa deve ser endereçada.

2.tome o perfil do Tripadvisor - No site, você provavelmente achará uma página criada por usuários. Clique em “Este estabelecimento é seu?” para tomar o controle do perfil e responder as resenhas dos clientes.

3.leia comentários em redes sociais - No Facebook, basta fazer uma busca pelo nome de seu estabelecimento. É bom ler todos os posts que mencionarem seu negócio.

4.Busque sua hashtag - No Instagram, basta procurar o nome de seu restaurante antecipado pelo símbolo “#”. Todos os posts marcados com sua hashtag aparecerão nos resultados, e você poderá dar “like” ou comentar, usando o perfil de sua empresa.

Ilustrações: Freepik. Foto Sergio Molinari: Divulgação. Imagem: Freepik - Nensuria.