Jogo Rápido
Como anda seu cardápio?
Revista Negócios e Sabores-ED.3
Publicado em 30.12.2016
O primeiro contato de um cliente com sua cozinha é o cardápio. Uma carta informativa, agradável e bonita pode mudar para melhor a recepção de um prato e de quebra ainda desafogar sua brigada de salão. Siga nosso guia básico para criar um menu campeão.
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Nome dos pratos – Existem dois caminhos básicos para batizar seus pratos: nomes criativos ou títulos descritivos. Um “penne à manteiga, sálvia e bacon” pode ser chamado de “pasta de outono”, desde que você descreva o prato em seguida. Reserve a denominação “da casa” para pratos assinatura.
Descrições – Uma ou duas linhas bem escritas podem poupar seus garçons de passar horas dando explicações. Seja breve, mas não se esqueça do charme. Um bife à cavalo pode ser um “bife com ovo frito” ou um “filé de primeira montado por um ovo frito generosamente na manteiga”.
Preços – A coluna de preços deve sempre constar e estar atualizada. Na hora de mudar preços, o jeito mais elegante é reimprimir a página. “Emendinhas” apenas chamam mais atenção dos clientes para os preços e os fazem pensar que aquele prato já esteve mais em conta, e não está mais.
Tradução – Não caia na tentação de usar o Google Tradutor para nomes e descrições de pratos: os resultados são insatisfatórios para uma linguagem específica como a de um restaurante. O jeito é contratar um tradutor.
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Limpeza – Seja generoso com os espaços entre as linhas e entre os itens do menu. A mesma coisa vale para as margens, cabeçalho e rodapé. Espaços em branco ajudam o cliente a encontrar a informação de que precisa e facilitam a leitura.
Estilo – Lembre-se de que o cardápio é um meio de expressão de sua marca. Ele também é um convite a conhecer as delícias que só seu restaurante sabe fazer. Crie um cardápio coerente com a proposta da casa e aproveite para ser inovador. Uma boa dica é pesquisar na internet imagens de cardápios criativos para se inspirar.
Fonte – Escolha uma letra fácil de ler para os textos descritivos e os preços e reserve as “rebuscadas” para os títulos dos pratos. Na hora de escolher o tamanho do texto, chute para cima e teste a leitura no salão do restaurante.
Fotografias – Se a cara de seus pratos vale mais do que mil palavras, invista em um fotógrafo de comida para caprichar nos retratos. Usar fotos genéricas puxadas da internet deixa o cliente desconfiado e pode ser um tiro no pé, se o produto não tiver nada a ver com a imagem. Uma alternativa à fotografia é contratar um ilustrador criativo.
Existem empresas especializadas em cardápios que vão estudar sua necessidade e propor opções bem interessantes. Mas se você não quer gastar muito, alguns sites têm modelos prontos por preços acessíveis, como o www.creativemarket.com, de onde tiramos estes modelos acima: em ordem, três formatos originais, um infantil, um modelo de parede, dois mais simples e um chamativo.