Seu Negócio

Informações e dicas de especialistas e donos de estabelecimentos que contribuem para conquistar o sucesso do seu negócio.

Tecnologia

Wi-fi

Revista Negócios e Sabores-ED.11

Publicado em 15.08.2019

A resposta é sim. Hoje em dia, o wi-fi deixou de ser um luxo para se tornar um dos itens padrões de estabelecimentos comerciais, especialmente os de alimentação. A contrapartida de oferecer internet gratuita em seu bar ou restaurante é aumentar o tempo de permanência dos clientes, estimular o consumo e facilitar o compartilhamento de fotos do local nas redes sociais. Siga estas dicas para garantir que seu wi-fi seja um amigo dos bons negócios.

imagem ilustrativa
Imagem: Freepik-Nensuria

Separe as redes > Nunca ofereça acesso à mesma rede em que estão conectados os computadores da empresa, evitando assim riscos de segurança. Proteja a rede do restaurante com uma senha forte e deixe a senha do wi-fi público mais “fraca”, para facilitar o acesso.

Deixe a senha bem à vista > Deixe o nome da rede e a senha bem expostos aos clientes. Também vale anunciar do lado de fora, para os passantes, que há wi-fi grátis – especialmente se sua região recebe turistas.

Acerte no plano e equipamento > Todos os benefícios de oferecer wi-fi no restaurante podem ir por água abaixo se a rede não for confiável. Contrate um plano de internet com mais de 100 mega, pelo menos, e invista em um roteador moderno, que consegue lidar com várias conexões ao mesmo tempo.

Contrate um técnico > As próprias operadoras costumam oferecer serviços de assistência, e existem empresas de TI no mercado só para isso. Seja como for, não deixe de chamar um técnico para preparar a rede pública. Ele deverá bloquear o acesso a sites perigosos, limitar alguns tipos de arquivo, como torrent, e prestar assistência em casos de emergência.

Não exija contrapartidas > Exigir dados de usuário ou “curtidas” para liberar o acesso à internet é uma ideia antiquada e contraproducente, que pode sair pela culatra. Quanto mais obstáculos entre seus clientes e a internet, menos chances de você criar um público cativo.