Administração
Veja como aproveitar o Dia dos Namorados no seu restaurante
Revista Negócios e Sabores-ED.1
Publicado em 16.05.2024
A data mais apaixonante do ano, o Dia dos Namorados, promete movimentar positivamente o Food Service em 2024, se apoiando no crescimento do setor nos últimos meses.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) , divulgados pelo IBGE em março de 2024, o setor de bares e restaurantes no Brasil registrou um crescimento na taxa de empregos de 1,3% durante o último trimestre (dez-jan-fev), em relação ao anterior (set-out-nov de 2023), representando um aumento de 70 mil novos empregos. Segundo o presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Paulo Solmucci, houve um aumento nas vendas em fevereiro graças ao Carnaval, gerando boas expectativas para outras datas importantes ainda no primeiro semestre, como o Dia dos Namorados e o Dia das Mães.
A recente pesquisa “O que esperar para o Dia dos Namorados”, lançada em 2023 pelo portal Gente do Grupo Globo, trouxe informações valiosas sobre a data e o estilo de consumo dos brasileiros, revelando alguns dados importantes:
E não para por aí! A pesquisa ainda mostra que:
A amostragem ainda revelou à época tendências de consumo interessantes dos apaixonados aproveitarem:
Esses dados valiosos apontam para um caminho com muito potencial para o Dia dos Namorados em restaurantes, não apenas para o ano vigente, mas como uma tendência que só tem a aumentar.
Pensando nisso, separamos abaixo algumas dicas e estratégias que podem te auxiliar a se preparar. Confira!
1. DUPLA APAIXONADA
A proposta do seu restaurante é aumentar o número de pedidos? Então aproveite o romantismo da data e crie promoções de compre um e ganhe outro para presentear seu companheiro (a). Isso vale para combinações como compre um prato e ganhe uma bebida, ou uma sobremesa. Ao trazer essa estratégia, você oferece uma vantagem para o consumidor, para que ele tenha interesse em comprar no seu estabelecimento!
2. AMOR ESTÁ NAS REDES SOCIAIS
Vai criar alguma ação para movimentar o seu estabelecimento? Não esqueça de comunicar seu público com antecedência! Explore todas as oportunidades que as redes sociais podem oferecer a favor do seu negócio: crie reels, stories, explore trends, utilize músicas em alta, entre outras oportunidades, mas sempre dando espaço à temática de relacionamentos.
3. CRIE UM MENU APAIXONANTE
Ganhar uma pessoa pelo coração é ótimo, mas conquistar pelo estômago é tão especial quanto. Criar um menu especial, seja para quem pedir pelo delivery ou para quem consumir no estabelecimento, é uma estratégia interessante. Por isso, é interessante trazer pratos novos e, quem sabe, até temáticos. A criatividade é uma excelente aliada, seja na hora de criar os nomes dos pratos e até no momento de servir. Explore! Você pode conferir uma lista de receitas especiais no site da Ajinomoto Food Service, clicando aqui. Será possível pesquisar receitas por ingredientes, tipos de estabelecimentos e até por datas sazonais.
Você também pode acessar o Portal Meu Negócio, da Ajinomoto® Food Service, e ter acesso a diversas indicações de menus, com receitas especiais, na seção de guia de segmentos. Lá você encontrará e-books que te trarão insights valiosos na hora de criar seus pratos.
4. ESCOLHA UMA DECORAÇÃO A ALTURA!
Para tornar a experiência completa, invista na decoração do seu estabelecimento. Trazer uma temática apaixonante, que combina com a data, tornará o momento do seu cliente no seu restaurante inesquecível!
Mas lembre-se de oferecer essa mesma dedicação para quem optou pelo pedido via delivery! Aposte em embalagens temáticas, ou mesmo desenvolva uma apresentação diferenciada do prato.
5. OTIMIZE A GESTÃO DESSE DIA COM FERRAMENTAS
Para não deixar passar nada despercebido para essa data, crie, com antecedência, um fluxo. O Portal Meu Negócio pode ser um grande aliado do seu estabelecimento para isso! Com ele, você poderá:
• Criar listas de tarefas, para acompanhar e gerir as demandas da melhor maneira possível;
• Calcular o custo das receitas;
• Mandar mensagens para chefs de cozinha e tirar dúvidas sobre diversos assuntos, desde receitas até organização do seu restaurante;
• Criar cardápio digital com mais facilidade;
• Ter acesso à treinamentos;
• E muito mais!
Assim como o Dia dos Namorados, outras datas especiais têm grande potencial de movimentar o mercado do Food Service, como a Páscoa , Carnaval e até a Black Friday , por exemplo. Para aproveitar todo o potencial do seu restaurante, busque por estratégias que te ajudem a explorar essas datas e aproveitá-las ao máximo a favor do seu estabelecimento! Você pode criar um planejamento anual levando em consideração esses dias, além de utilizar ferramentas de gestão que te auxiliem no dia a dia, como as encontradas no Portal Meu Negócio!