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Finanças

Pop up: oportunidade para reinventar o seu modelo de vendas

Revista Negócios e Sabores-ED.1

Publicado em 02.03.2022

Uma lição que ficou da pandemia é a necessidade de renovação, de pensar fora da caixa e de se reinventar. Do isolamento surgiram novas alternativas de alimentação, testadas e aprovadas pelos consumidores que vieram para ficar. Então que tal pensar numa solução mais flexível para tocar o seu negócio de uma forma mais racional e econômica? O restaurante pop up é uma delas.

O ESTABELECIMENTO POP UP “ABRE E FECHA AS PORTAS” DE ACORDO COM DEMANDAS PONTUAIS.

O formato pop up permite que o ponto atue de forma temporária ou que a estrutura seja montada e desmontada de acordo com demandas e períodos específicos ou localidades estratégicas, como as áreas de convivência de empresas e condomínios, eventos, feiras e imóveis ocasionalmente vagos, entre outros. Outra vantagem é a garantia de ter compromisso marcado com os clientes. De acordo com as parcerias fechadas, você saberá exatamente a que horas deve começar e encerrar o serviço, sem dar chance para a ociosidade ou desperdício. Confira algumas facilidades:

ESTRUTURA

O caráter provisório do pop up faz com que os clientes aceitem propostas mais simples e mobiliário mínimo. O clima deve ser mais informal e o importante é esbanjar em charme e simpatia. Confira os diferenciais do pop up em relação ao funcionamento em salão superestruturado:

• Não exige estrutura fixa.
• A produção das refeições pode ser feita fora do ponto, em cozinha doméstica ou alugada.
• Eliminação dos maiores custos mensais: aluguel, água, luz e brigada.
• Sem depreciação de mobiliário.
• Atendimento em mesas desmontáveis, coletivas, estilo piquenique, banca com buffet, descartáveis, entrega de vendas de refeições individuais, quentinhas, etc.
• Eliminação dos altos custos de manutenção em alvenaria, encanamento, sistemas elétricos, ar-condicionado, etc.
• Predominância de autosserviço, brigada mais reduzida.
• Operação com carro de aluguel.

JORNADA DE TRABALHO

• Serviços em locais, horários e dias diferentes.
• Comporta operações de até 3 turnos ao dia.
• Contratação de brigada freelancer.
• Em dias “ruins” não há obrigatoriedade de abrir e ter prejuízo.

LOGÍSTICA

• A implantação é simples e o faturamento é imediato.
• As compras sob demanda evitam sobras.
• Variando os locais, o menu pode ser reduzido ou ainda ser o mesmo todos os dias.

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GESTÃO

• Menu reduzido e CMV na ponta do lápis. Calcule o seu aqui.
• Carga tributária menor.
• Previsibilidade de recebimento antecipado em acordos mensais de parceria de fornecimento.

NOVOS NEGÓCIOS

• O seu trabalho vai ser conhecido por um número maior de pessoas.
• O serviço de pop up pode ser estendido a almoços de família de fim de semana, café da manhã, festas, comemorações nos bairros, etc.

MARKETING

• Melhor aproveitamento de materiais e ações de divulgação. Sua campanha não vira “paisagem”.
• Trabalhando grupos fechados de condôminos, funcionários, familiares, amigos e conhecidos, o boca a boca digital amplifica sozinho a divulgação.

PONTOS DE ATENÇÃO:

Ao optar pelo pop up, alguns fatores tornam-se mais relevantes para uma boa operação:

• Veículo: higiene e manutenção sempre em dia.
• Horários de montagem e desmontagem: devem ser rigorosamente cumpridos.
• Planejamento: tudo deve estar computado e à mão, com uma margem de sobra para não frustrar o cliente ou gerar improviso.
• Controle de agenda: para não haver conflito de datas e locais.
• Uniformes: serão o maior porta-voz da sua marca.
• Design: um toque exclusivo na ambientação faz a diferença.