Marketing
Oferecer marmitas no cardápio é oportunidade de restaurantes fugirem da crise
Revista Negócios e Sabores-ED.1
Publicado em 19.04.2022
COM A ALTA DA INFLAÇÃO, BRASILEIROS PREFEREM LEVAR COMIDA AO TRABALHO A COMER EM RESTAURANTES PRÓXIMOS.
De acordo com uma pesquisa da consultoria Galunion, em que foram realizadas 1103 entrevistas finais, a partir de um questionário online que ficou disponível em todas as regiões do Brasil, entre os dias 11 e 17 de fevereiro, cerca de 60% dos brasileiros preferem levar marmita de casa para o trabalho. E as mudanças na rotina do expediente são alguns dos motivadores já que, a partir de agora, muitas empresas adotaram por formatos de trabalho híbrido.
Neste cenário, restaurantes por kilo e deliveries são opções mais práticas e cômodas aos funcionários. Porém, essas dinâmicas estruturais no fluxo das empresas, a classe econômica dos trabalhadores e o crescimento da inflação, que obteve em fevereiro a marca de 1,01%, maior taxa para o mês desde 2015, contribuíram nas mudanças dos hábitos de consumo, conforme aponta o gráfico abaixo:
ALMOÇO NO LOCAL DE TRABALHO
O que farão com maior frequência no almoço quando estiverem no local de trabalho:
66%Trazer comida de casa e feita na minha casa
33%Vou pedir delivery e comer no trabalho
30% Vou sair para sentar e comer em restaurantes, lanchonetes, etc.
28%Vou comer a comida do refeitório da empresa
23%Vou buscar comida pronta em restaurantes, lanchonetes, etc.
16%Vou trazer comida de casa, mas comprada pronta
10%Vou pular a refeição
FONTE: Galunion
ALMOÇO NO HOMEOFFICE
O que farão com maior frequência no almoço quando estiverem trabalhando de casa:
78%Vou comer comida em casa e feita na minha casa
48%Vou pedir delivery
37% Vou comer comida em casa, mas comprada pronta
28%Vou comer a comida do refeitório da empresa
19%Vou buscar comida pronta em restaurantes, padarias, lanchonetes e praças de alimentação próximas
18%Vou sair para sentar e comer em restaurantes, padarias e lanchonetes próximas
FONTE: Galunion
MOMENTOS DE CRISES E OPORTUNIDADES
Apesar do resultado apresentado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação dos preços do grupo de "alimentação e bebidas", foi pressionada pela alta mais intensa dos alimentos para consumo no domicílio (1,65%), com destaque para itens como batata-inglesa (23,49%), cenoura (55,41%), hortaliças e verduras (15,42%) e frutas (3,55%).
Todas essas mudanças têm grande impacto nos restaurantes, principalmente nos estabelecimentos que ainda não trabalham com delivery e estão fora das mídias sociais. Ainda assim, é possível buscar alternativas de melhoria e enxergar tendências de mercado a partir desses dados. Uma delas é a produção e venda de marmitas.
Para quem já trabalha em restaurantes, essa é uma boa oportunidade de movimentar o negócio físico e expandir para os aplicativos de delivery, uma vez que os valores das marmitas tendem a ser menores do que pratos à la carte ou por kilo. Dessa maneira, é possível atingir desde pessoas que vão até o local para comer até trabalhadores que optam por congelar marmitinhas para o consumo durante a semana. São várias as possibilidades nesse nicho!
E se você considera expandir os seus serviços ou até migrar completamente para trabalhar apenas com marmitas, algumas dicas podem ser valiosas, como:
DIVULGAÇÃO
Não deixar de divulgar no seu estabelecimento físico e nas mídias sociais que você oferece esse serviço.
OFERECER ENTREGA
Ter um serviço de delivery, seja ele do restaurante ou via aplicativos, é essencial.
CUIDADOS COM A EMBALAGEM
Apostar em uma embalagem de qualidade, ou até personalizada com a sua marca, é ponto importante se deseja oferecer esse serviço.
ESTRATÉGIAS DE FIDELIDADE
Oferecer planos de desconto para quem sempre compra marmitas é uma boa forma de fidelizar clientes.
ESTUDAR E SE ESPECIALIZAR
Buscar cursos sobre o assunto, como o da Escola Marmitaria, feito em parceria com o Portal Meu Negócio, pode gerar várias ideias.
A pesquisa da Galunion ainda traz alguns insights interessantes que devem ser observados durante os próximos meses, como a maior aderência de empresas pelo formato híbrido de trabalho, o crescimento e a importância da digitalização e automação na jornada de compra do consumidor, o quick commerce traz oportunidades interessantes através da velocidade de entrega, o preço ainda é um fator decisivo de compra e que muitas pessoas pretendem manter ou reduzir gastos com alimentação fora de casa.