Gestão
O cuidado com os detalhes.
Revista Negócios e Sabores-ED.1
Publicado em 30.05.2022
As contas estão em dia, os pagamentos feitos, pedidos finalizados, é hora de abrir as portas para mais um dia de serviço. Não é mais preciso se preocupar com nada: apenas garantir que a cozinha faça tudo certo e os atendentes do salão deem conta do recado.
Não é bem por aí: quando se trata de hospitalidade, agora é a hora que o trabalho de fato começa. Muitos donos de restaurantes, cafeterias e bares por vezes se esquecem que a experiência mora nos detalhes.
Do cafezinho à trilha sonora, do uniforme da brigada à decoração, cada minúcia é imprescindível para oferecer o melhor para os clientes. E coisas que parecem sem importância no fundo podem ter muito mais valor do que se pensa.
Uma pesquisa realizada pela Soundtrack Your Brand (uma empresa apoiada pelo Spotify) e pela HUI Research concluiu que até mesmo as músicas escolhidas para tocar dentro de um estabelecimento são imprescindíveis para os momentos que o cliente passa ali. E também para o valor que ele acaba gastando na conta.
Segundo as conclusões do estudo, com base em mais de 1,8 milhão de transações comerciais e mais de 2 mil pesquisas com clientes, a trilha sonora pode influenciar que consumidores gastem até 9% a mais em suas contas. A pesquisa comparou o quanto os restaurantes vendiam quando tocavam músicas selecionadas aleatoriamente com o quanto vendiam quando a música era escolhida exatamente para ter uma relação com o espaço ou com a comida servida.
Isso porque a música selecionada (e não quando deixada em uma rádio, por exemplo) acaba por confundir a noção de tempo do cliente dentro das casas. E faz ele ficar mais – e, consequentemente, gastar mais. As vendas de sobremesa em casas que optaram por uma seleção musical autoral aumentaram mais de 15%. As de acompanhamentos em cerca de 11%.
Se tivéssemos mais claro como a decoração, as luzes e até o uniforme da brigada influem nas decisões dos clientes que visitam restaurantes, bares e cafeterias todos os dias, os donos ficariam surpresos. Uma cadeira mais confortável é um convite a ficar mais, assim como uma luz menos forte do que as brancas, que muitos estabelecimentos preferem adotar.
“Nós, como seres humanos, buscamos experiência na nossa vida. E a gastronomia é uma forma de nos trazer as mais ricas experiências, porque ativa todos os nossos sentidos”, escreveu o chef espanhol Andoni Luis Aduriz. Para ele, a história que cada estabelecimento conta a seus comensais seria uma espécie de “sexto sabor”, ou seja, uma nova forma de instigar o paladar.
Para fazer com que esse “sexto sabor” seja realmente saboroso, cada tempero importa, o que significa que cada pequena coisa que se junte a esse “caldeirão” tem muito mais função do que parece.
Fato é que, para oferecer uma boa experiência, é preciso ir além: olhar se o quadro geral está bem organizado, claro, mas depois vislumbrar com lupa onde cada passo ou processo pode ser alterado, melhorado, aprimorado. Quando se trata de atender clientes, a hospitalidade mora mesmo nos detalhes.