Gestão
5 maneiras de deixar o seu restaurante mais atraente para os clientes vegetarianos
Revista Negócios e Sabores-ED.1
Publicado em 13.10.2023
DE ACORDO COM A PESQUISA REALIZADA PELO IBOPE, CERCA DE 30 MILHÕES DE BRASILEIROS NÃO COMEM CARNE
A redução do consumo de proteína animal é uma tendência mundial.
Além das preocupações com a saúde, as pessoas que optam por essa
dieta também demonstram maior conscientização em relação à
sustentabilidade do planeta. Como resultado, novos mercados têm
apresentado crescimento nos últimos anos. De acordo com estudos da
Euromonitor, o setor vegetariano movimenta aproximadamente 35
bilhões de dólares por ano em todo o mundo.
Em 1977, a Sociedade Vegetariana dos Estados Unidos instituiu o
dia 1º de outubro como o Dia Mundial dos Vegetarianos, e desde
então, empresas vêm se adaptando às novas tendências de consumo
desse público. Isso inclui não apenas a alimentação, mas também
produtos cosméticos e a indústria têxtil. Além disso, no Brasil,
cada vez mais indivíduos estão aderindo ao flexitarianismo.
Segundo o IPEC, 46% dos brasileiros já deixam de comer carne pelo
menos uma vez na semana.
Por isso, seu restaurante deve estar atento a essas mudanças para
atender uma sociedade cada vez mais exigente e consciente dos
produtos que consome. Pensando nisso, separamos algumas dicas que
podem ajudá-lo a atrair mais clientes para o seu negócio.
TENHA UM CARDÁPIO VARIADO
É comum que alguns restaurantes ofereçam apenas uma opção de prato vegetariano em seus menus, mas é importante pensar em diferentes receitas para que o público se sinta atraído a experimentar uma diversidade entregue pelo seu estabelecimento. Veja algumas receitas que você pode ofertar aos seus fregueses: bolinho de batata, molho bolonhesa vegetariano e charutinhos de repolho.
INVISTA EM PRODUTOS DE QUALIDADE
É importante lembrar que o sabor é fundamental para atrair e fidelizar a clientela. Portanto, tenha um fornecedor confiável de produtos vegetarianos e adquira ingredientes de qualidade para facilitar a organização em sua cozinha, como o Mix para Preparo de Hambúrguer Vegetal TERRANO®, nos Sabores Carne e Frango.
CONHEÇA O SEU PÚBLICO-ALVO
Realize pesquisas e mantenha diálogos com aqueles que seguem dietas sem o consumo de proteína animal. Ao compreender suas preferências e desafios quando optam por refeições fora de casa, você estará mais bem preparado para atender às suas necessidades.
DEIXE O SEU MENU CLARO
Faça um destaque para os pratos vegetarianos, tornando mais fácil para os clientes identificarem as opções no restaurante. Certifique-se de que sua equipe esteja bem treinada para fornecer informações detalhadas sobre os insumos de cada refeição.
DIVULGUE SUAS NOVIDADES
As redes sociais são grandes aliadas na hora de anunciar as notícias do seu restaurante, atraindo um público cada vez maior e engajado com a sua marca. Vale aquele velho ditado: “quem não é visto, não é lembrado”. Planeje algumas estratégias de marketing para promover o seu estabelecimento.
No site da Ajinomoto Food Service®, você encontra diversas receitas práticas e rápidas que podem ser incorporadas ao menu do seu restaurante. Acesse e confira!