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Marketing

5 dicas para receber a criançada no seu restaurante

Revista Negócios e Sabores-ED.1

Publicado em 21.10.2022

O marketing sazonal é uma estratégia muito conhecida pelo setor de Food Service. A partir dele, é possível criar ações focadas de acordo com datas especiais para chamar atenção dos clientes que já conhecem a marca e atrair novos consumidores.

No caso de outubro, o mês das crianças, o mercado se torna o ambiente perfeito para incentivar a união familiar e dar protagonismo à criançada. De acordo com a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais, 73% dos consumidores brasileiros podem ter ido às compras para presentear as crianças, englobando desde a compra de brinquedos, roupas, produtos alimentícios até comemorações em restaurantes, gerando grandes oportunidades para o Food Service.

Então, se você quer receber bem a criançada no seu restaurante, confira algumas dicas:

CARDÁPIO ESPECIAL

Preparar um menu especial para as crianças é um ponto de atenção. Porém, nem só as entradinhas, pratos principais e sobremesas são capazes de conquistar esse público tão exigente: é necessário ter muita criatividade!

Aqui vão algumas dicas bem valiosas:

CRIAÇÃO DE UM CARDÁPIO DEDICADO:

Crianças são muito visuais e tendem a dar atenção aos conteúdos imagéticos. Apostar em um menu colorido, com destaque para fotos bonitas e elementos infantis é uma boa alternativa.

APRESENTAÇÃO DOS PRATOS:

Sem dúvida nenhuma, o sabor é importante para qualquer idade. Mas, além de proporcionar experiências gustativas, a forma como a comida é apresentada para o público infantil é um fator decisivo na hora de escolher ou não um prato. Aposte sempre em apresentações divertidas.

SAÚDE E SABOR LADO A LADO:

Não esqueça de incluir opções saudáveis no menu kids, com frutas, verduras e legumes. Apresentar novos sabores que sejam saudáveis é uma forma de instigar a curiosidade das crianças por alimentos benéficos à saúde.

PROMOVA AÇÕES DEDICADAS AOS PEQUENOS

Mesmo não possuindo um espaço kids, ainda é possível bolar atividades divertidas que envolvam a criançada como:

SHOWS DE ENTRETENIMENTO:

Mágicos e palhaços geralmente prendem a atenção das crianças desde o primeiro momento. Reservar um horário da casa e prepará-la para uma apresentação é uma boa pedida.

PINTURA NO ROSTO:

Desenhos na face são amados pela criançada. De bichinhos até super-heróis, as possibilidades são infinitas. Nesse caso, é necessária a contratação de um profissional que utilize materiais de qualidade, que não agridam a pele, e que tenha técnica de desenho.

CONCURSO DE DESENHO:

Distribuir folhas e lápis para desenho e sortear um brinde para um vencedor.

Diversão é para todos, então lembre-se de ser inclusivo nas atividades propostas, facilitando o acesso das brincadeiras para crianças com deficiência.

TREINE SUA EQUIPE

É necessário que o time atenda o público infantil sem enfatizar tanto o diálogo. Usar palavras mais curtas e mais comuns durante a comunicação, falar de forma alegre e se mostrar receptivo a entender o que a criança diz são passos importantes.

DECORE O AMBIENTE

Qualquer atividade com as crianças gera muita expectativa nos pequenos. Ajudar a tornar esse momento dentro do estabelecimento ainda mais especial certamente vai possibilitar divulgações espontâneas nas redes sociais, além de gerar boas memórias ao seu público.

Decorações simples como balões, luzes coloridas, toalhas de mesa diferenciadas e aplicações de desenhos nas paredes ajudam a tornar o lugar divertido e instagramável.

OFEREÇA CORTESIAS

Quem aqui não gosta de uma cortesia? Ganhar algo faz parte da experiência dos consumidores, inclusive dos pequeninos.

Essa é uma boa oportunidade de estreitar os laços com o público e fazer com que a sua marca seja lembrada por ele! Oferecer algum prato novo do menu em pequenas porções, como uma sobremesa, por exemplo, pode servir, inclusive, como termômetro de recepção, sendo ideal para coletar feedbacks. Mas lembre-se que o foco são as crianças!

Aposte também por um caminho de brindes, como:

  • Copos e canecas personalizados;
  • Garrafinhas de água e squeezes;
  • Revistinhas de colorir;
  • Giz de cera ou lápis de cor;
  • Sacolinha com brinquedos.

CONQUISTANDO O CONSUMIDOR DE AMANHÃ

Mostrar que o seu restaurante é preocupado com o bem-estar das crianças, gera mais possibilidades de engajar o seu negócio com público familiar. Então, não esqueça de divulgar suas ações com antecedência nas redes sociais da sua marca.

Vale sempre lembrar que as crianças crescem, e as lembranças de momentos especiais ficam guardadas na memória. Ou seja, proporcionar boas experiências hoje possibilita que, no futuro, essas mesmas crianças se tornem clientes fiéis da marca!