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Gestão

5 dicas de como treinar sua equipe de garçons

Revista Negócios e Sabores-ED.1

Publicado em 09.08.2023

VEJA COMO GARANTIR UM ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA PARA OS SEUS CLIENTES EM SEU RESTAURANTE.

No dia 11 de agosto, celebramos o Dia do Garçom, um profissional essencial para o funcionamento de diversos estabelecimentos, como bares e restaurantes. Além de ser responsável por organizar o salão, ele é o primeiro contato com o cliente, e, por isso, simpatia e conhecimento do menu são essenciais para proporcionar um bom atendimento.

Com a retomada da economia pós-pandemia de Covid-19, a tendência para o ano de 2023, de acordo com o Instituto Foodservice Brasil (IFB), é um crescimento de 7,5%, superando a previsão de aumento do PIB, que é de 2%. Levando isso em consideração, selecionamos cinco dicas para ajudar você a treinar sua equipe e garantir a melhor experiência para seus clientes.

CRIE UMA IDENTIDADE PARA O SEU ATENDIMENTO

Desenvolva a cultura do seu negócio, o que significa que é importante pensar na imagem que deseja transmitir aos seus clientes assim que eles chegam ao seu estabelecimento. Você prefere um ambiente mais moderno ou tradicional? Com base nisso, defina a linguagem que seus garçons devem utilizar ao interagir com os clientes.

ESTABELEÇA UM MAPEAMENTO PARA O SEU ATENDIMENTO

Se o seu restaurante possui várias mesas, é essencial definir qual profissional será responsável por atender cada uma delas. Dessa forma, evita-se confusões durante o serviço. Treine sua equipe para utilizar a famosa frase: "Olá, meu nome é... e serei o responsável por atendê-los hoje". Isso permitirá que seus clientes saibam exatamente a quem recorrer caso necessitem de algo.

INCENTIVE A MEMORIZAÇÃO DO CARDÁPIO

Considere esse profissional como fundamental para impulsionar as vendas do seu restaurante, pois o trabalho do garçom vai além de simplesmente servir e retirar pratos. Ao memorizar o cardápio, ele pode auxiliar os clientes na hora de fazer suas escolhas, oferecendo sugestões de itens que combinem bem com o pedido, como acompanhamentos, sobremesas e até mesmo bebidas, o que pode aumentar suas vendas.

INVISTA NA APRESENTAÇÃO PESSOAL

A imagem transmite diversas informações sobre o seu estabelecimento e os profissionais que nele trabalham. Portanto, é importante exigir o uso de uniformes limpos e padronizados, além de uma boa higiene pessoal, como manter barba, cabelos e unhas bem cuidados. Isso demonstra comprometimento com os clientes e com o serviço que está sendo oferecido a eles.

APOSTE NA EDUCAÇÃO

Mesmo que pareça óbvio, é sempre importante ressaltar que um belo sorriso no rosto e um tom de voz gentil encantam os clientes. Quando saem de casa em busca de uma boa refeição, é isso que eles esperam encontrar. Mantenha uma postura ereta e tranquila, transmitindo profissionalismo. Evite o uso de palavrões ou brincadeiras inadequadas, pois isso pode prejudicar a imagem do seu restaurante.

Crie um manual de boas práticas e de procedimentos operacionais padrão e revise-o regularmente com seus colaboradores. Deixe em um local de fácil acesso dentro do restaurante. Dessa forma, em caso de dúvidas, o material poderá ser consultado a qualquer momento. Isso garante a padronização e a qualidade do serviço do seu estabelecimento.

Melhore diariamente para oferecer o seu melhor aos seus clientes. Para isso, mantenha uma comunicação aberta com seus colaboradores, invista em treinamentos contínuos e defina claramente a imagem que deseja transmitir. Com um atendimento consistente e de qualidade, seu restaurante pode alcançar a excelência e proporcionar uma experiência excepcional a todos os que o frequentam.