6 dicas para criar uma BRIGADA DE ELITE

24/05/2016 • 14:22 PM
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Heloísa Mäder Velloso, dona da empresa de consultoria Officinatres, é especialista em hospitalidade, gestão, desenvolvimento de projeto e treinamento de brigadas há mais de 14 anos. Em seu currículo estão restaurantes como Capim Santo, Ilo Cocina Peruana e Ruaa, todos em São Paulo, além de hotéis, como o Vila Inglesa, em Campos do Jordão, e clubes como o Paulistano e o Pinheiros. Conversamos com ela sobre como, em poucos passos, azeitar uma brigada de salão. 


1) CRIE UM PERFIL DE BRIGADA COERENTE COM A CASA

"Se sua proposta é um restaurante tradicional com serviço clássico, vai usar garçom pinguim. Se for moderno, vai ter uma equipe mais descolada", diz Heloísa. Segundo ela, a harmonia de um salão começa pela compreensão da equipe sobre o que o estabelecimento pretende ser, e deixar isso claro é função do dono. 


2) DEIXE SUAS EXPECTATIVAS CLARAS

A diferença entre contratar e formar equipe está na comunicação. "Fale exatamente o que você espera do trabalho de sua brigada, de cada um dos que a compõem. O dono do negócio ou gerente tem de estar próximo para comunicar suas expectativas e aproximá-las da realidade e da equipe. A brigada precisa entender que está ali com fundamento" sugere a consultora. 


3) USE UMA POLÍTICA TRANSPARENTE DE CONTRATAÇÃO

Prometer e não cumprir é o grande inimigo da retenção de talentos. Uma política de contratação clara, com remuneração bem explicada, benefícios e atribuições determinadas no papel, é a melhor vacina contra o turnover. A seriedade do empresário, afirma Heloísa, começa no contrato. 


4) CRIE UMA BRIGADA EMPODERADA E POLIVALENTE

Para evitar atritos na equipe, uma saída é transformar todos os membros da brigada em profissionais multidisciplinares: "Faça-os entender que é vantajoso ter versatilidade tanto para trabalhar no bar quanto para tirar pedido. Não existe mais estrutura piramidal. O garçom hoje precisa levar a experiência toda ao cliente.


5) TRANSFORME O CARDÁPIO EM UMA FERRAMENTA GERAL

"Esse negócio de técnica de venda é balela, porque depende de personalidade. O que o proprietário precisa fazer é criar um cardápio que sirva como ferramenta para a brigada encorajar o conhecimento sobre o que é oferecido", diz Heloísa.  Um cardápio sucinto e obediente às restrições alimentares é uma ferramenta poderosa. 


6) DERRUBE A MURALHA ENTRE A COZINHA E A BRIGADA

Encorajar a comunicação e a cumplicidade entre as duas equipes é o Santo Graal do atendimento. "Essa Faixa de Gaza entre cozinha e serviço é um absurdo. Prato não tem perna. Precisa existir comunicação entre as duas equipes porque tudo - do drinque ao prato principal - faz parte da mesma experiência, executada pelo mesmo time", afirma a consultora. 



Fonte: Revista Negócios & Sabores - Ajinomoto Food Service.

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