Receita de Expansão

08/01/2016 • 15:14 PM
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Não seria interessante se o processo de expansão de uma rede de restaurantes pudesse ser descrito com uma receita? Se existisse uma relação de ingredientes e medidas caseiras capaz de listar tudo o que é necessário para multiplicar uma operação? Se bastasse seguir o passo-a-passo do modo de preparo para garantir o sucesso da(s) nova(s) unidade(s)?

 

Como em qualquer receita, existem os elementos básicos, que neste caso são os manuais descritivos, formatação da operação, fichas técnicas, planilhas de controle e gestão, ou seja, ferramentas estratégicas que podem assegurar que o “know-how” (conhecimento) seja repassado, mas não garantem que o sucesso da “unidade-mãe” seja replicado.

 

E existem também os ingredientes frágeis e essenciais, os quais requerem uma atenção redobrada - cliente e equipe. Isso significa que o estudo do público-alvo e o treinamento da equipe são as etapas mais importantes da preparação para que ela não desande.

 

E, além disso, segue abaixo uma lista com sugestões de alguns itens que podem contribuir com o sucesso da expansão de uma rede de restaurantes ou operação de Alimentos e Bebidas (A&B). Lembrando de que não há uma fórmula exata, mas a organização e o planejamento são fatores sempre importantes para o bom desenvolvimento do negócio. Por isso, aproveite nossas ideias! 

 

Formatação

·         Manual de operação – descrição das regras, procedimentos, formatação do negócio e da operação;

·         Escolha da modalidade (como o cliente faz o pedido. Ex.: “a la carte”, “self-service”) e do tipo de serviço (como o alimento é servido ao cliente);

·         Definição do cardápio;

·         Fichas técnicas/ material operacional;

·         Brigada/equipe – organograma, turnos, horários;

·         Marketing;

·         Logística/ recebimento de matéria-prima/ armazenamento;

·         Localização/público alvo;

·         Equipamentos/instalações/decoração;

·         Manual de Boas Práticas de Fabricação.

 

 

Implantação

·         Escolha do ponto;

·         Recrutamento e seleção de equipe;

·         Treinamentos teórico e prático;

·         Responsável pela gestão/ controles administrativos;

·         Responsável técnico/ Alvará sanitário;

·         Simulação da operação;

·         Divulgação e marketing.

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