Gestão - Invista na Equipe!

18/11/2016 • 11:39 AM
Compartilhe:

A equipe da sua cozinha é o motor do seu estabelecimento. Conversamos com o chef Marcelo Santos, dono da Forno, Fogão e Cia. Consultoria Gastronômica, e reunimos seis dicas essenciais para manter essa máquina sempre tinindo. Veja abaixo:


1) DIVIDA FUNÇÕES E ESTABELEÇA UMA HIERARQUIA.

Compartimentalizar a produção é a chave para uma cozinha organizada. O modelo clássico é um bom ponto de partida: a confecção dos pratos é dividida em praças (por exemplo: molhos, carnes, acompanhamentos), cada qual com o chef e time próprios. Acima dos chefs de praça fica um único chef de partida, que sincroniza a produção de todas as praças. 


2) ESTIMULE SUA EQUIPE COM DESAFIOS.

Nada mais maçante do que repetir a mesma rotina todos os dias. Desafios, como uma mesa grande, um evento ou mesmo uma mudança no cardápio, servem para quebrar o marasmo e dar chance para membros da equipe de destacarem. Apenas lembre-se de que todo desafio precisa ter uma recompensa, e que um bom líder deve estar na linha de frente e dar bom exemplo. 


3) INVISTA EM TREINAMENTO.

Capacite sua equipe com cursos de cozinha e gestão. O acréscimo no custo de operação anual é pequeno e os resultados são imediatos: a qualidade do serviço aumenta, os funcionários se sentem valorizados e o acréscimo de eficiência da equipe ajuda a cortar gastos com o desperdício. 


4) RETENHA SEUS PROFISSIONAIS COM PLANOS DE CARREIRA.

Monte uma estrutura escalonada de cargos exigidos para cada função. Criar um caminho claro de crescimento profissional na cozinha dá motivo para que seus profissionais deem o melhor de si no dia a dia e permaneçam em sua equipe. 


5) DESCUBRA OS TALENTOS NA SUA COZINHA. 

Um jeito divertido de descobrir quais profissionais de sua equipe estão aptos a subir na hierarquia da brigada é organizar um teste cego de sabores. Faça-os experimentar ingredientes e temperos das receitas da casa sem que vejam o que estão provando. Os que demonstrarem mais domínio do cardápio estarão prontos para subir na hierarquia. 


6) MANTENHA ALTOS PADRÕES DE HIGIENE E APRESENTAÇÃO.

Trabalhar em um ambiente limpo e organizado não é só uma questão de segurança, mas também de respeito aos profissionais da cozinha e clientes. Manter o asseio dos equipamentos, utensílios, bancadas, uniformes e estoques é essencial para manter o ambiente profissional e fazer com que a equipe sinta orgulho em suas funções. 


6 dicas para criar u...

Saiba mais

Veja como a especialista, Heloísa Velloso, fornece dicas e novas formas para lidar com este desafio.

Redução de Sódio

Saiba mais

Descubra como reduzir em até 35% a quantidade de sódio de seus pratos.

Ajinomoto® Food Serv...

Saiba mais

Agora a Ajinomoto® Food Service está presente no Facebook e Instagram.

Produtos

Tempero Sazón® Profissional Amarelo 900g
SATIS!™ Molho Shoyu Profissional 870ml
Tempero Sazón® Profissional Alecrim 900g
Creme de Cebola Ajinomoto® 1kg
Caldo Sazón® Profissional Carne 1,1kg
Tempero Sazón® Profissional Verde 900g
Sabor A Mi® Toque de Louro 5kg
Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO™ 250ml
AJI-SAL® PROFISSIONAL 2kg
Purê de Batatas Ajinomoto® 1kg
Tempero Sazón® Profissional Alho 900g
Amaciante de Carne Ajinomoto® 1,1kg