Como anda seu cardápio?

18/11/2016 • 12:08 PM
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O primeiro contato de um cliente com sua cozinha é o cardápio. Uma carta informativa, agradável e bonita pode mudar para melhor a recepção de um prato e de quebra ainda desafogar sua brigada de salão.


CONTEÚDO


NOME DOS PRATOS

Nomes dos pratos: Existem dois caminhos básicos para batizar seus pratos: nomes criativos ou títulos descritivos. 

Um "PENNE À MANTEIGA, SÁLVIA E BACON" pode ser chamado de "PASTA DE OUTONO" - desde que você descreva o prato em seguida. Reserve a denominação "da casa" para pratos assinatura. 


DESCRIÇÕES

Uma ou duas linhas bem escritas podem poupar seus garçons de passar horas dando explicações. Seja breve, mas não se esqueça do charme. Um bife à cavalo pode ser um "BIFE COM OVO FRITO" ou um "FILÉ DE PRIMEIRA MONTADO POR UM OVO FRITO GENEROSAMENTE NA MANTEIGA".


PREÇOS

A coluna de preços deve sempre constar e estar atualizada. Na hora de mudar preços, o jeito mais elegante é reimprimir a página. "Emendinhas" apenas chamam mais a atenção dos clientes para os preços e fazem pensar que antes aquele prato já esteve mais em conta, e não está mais. 


TRADUÇÃO

Não caia na tentação de usar o Google Tradutor para nomes e descrições de pratos: os resultados são insatisfatórios para uma linguagem específica como a de um restaurante. O jeito é contratar um tradutor. 


VISUAL


LIMPEZA

Seja generoso com os espaços entre as linhas e entre os itens do menu. A mesma coisa vale para as margens, cabeçalho e rodapé. Espaços em branco ajudam o cliente a encontrar a informação que precisa e facilitam a leitura. 


ESTILO

Lembre-se de que o cardápio é um meio de expressão da sua marca. Ele também é um convite a conhecer as delícias que só seu restaurante sabe fazer. Crie um cardápio coerente com a proposta da casa e aproveite para ser inovador. Uma boa dica é pesquisar na internet imagens de cardápios criativos para se inspirar. 


FONTE

Escolha uma letra fácil de ler para os textos descritivos e os preços e reserve as "rebuscadas" para os títulos dos pratos. Na hora de escolher o tamanho do texto, chute para cima e teste a leitura no salão do restaurante. 


FOTOGRAFIAS

Se a cara de seus pratos vale mais do que mil palavras, invista em um fotógrafo de comida para caprichar nos retratos. Usar fotos genéricas puxadas da internet deixa o cliente desconfiado e pode ser um tiro no pé, se o produto não tiver nada a ver com a imagem. Uma alternativa à fotografia é contratar um ilustrador criativo. 




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